GOLPES DE PUNHO / BOXE (BOXING)


Jab Punch JAB PUNCH (Bote): Golpe em linha aplicado com a mão que está à frente da base, muito eficiente, más com pouco poder de nocaute. É utilizado para marcar distância e para entrada ou inicio de combinações. Pode ser desferido em direção do rosto / face ou abdômen.

Obs.: Antigamente se diferenciava o Direto de esquerda do Jab, hoje tratamos como mesmo golpe, independente da forma em que é aplicado, o termo pode variar de cada escola ou local.


Straight Punch STRAIGHT PUNCH (Direto): Golpe em linha aplicado com a mão que está atrás da base, ou seja, soco inverso ao Jab, muito poderoso e com grande capacidade de nocaute. Pode ser desferido em direção do rosto / face ou abdômen.

Obs.: No Boxe inglês, o direto também pode ser chamado de Cross (cruzado) nome dado aos golpes desferidos com a mão que está atrás da base, o termo pode variar de cada escola ou local.


Hook Punch HOOK PUNCH (Gancho / conhecido no Brasil como Cruzado): Golpe circular aplicado com qualquer das mãos em direção ao rosto / face ou no corpo em direção do abdômen / estomago soco muito poderoso e com grande capacidade de nocaute.

Obs.: O golpe ser aplicado com qualquer das mãos em direção ao queixo (cabeça). Antigamente diferenciava-se o Gancho no rosto do Cruzado, hoje tratamos como mesmo golpe, independente da forma em que é aplicado, o termo pode variar de cada escola ou local.


Uppercut Punch UPPERCUT PUNCH (Corte acima / conhecido no Brasil como gancho): Golpe ascendente aplicado com qualquer das mãos em direção ao rosto / face, precisamente no queixo ou no corpo em direção do abdômen / estomago. Possui médio poder de nocaute.

Obs.: Muitos consideram o Uppercut como uma forma de gancho, pela curvatura do braço, más é um golpe específico e diferenciado, em meio termo também entre os golpes em linha, pois é desferido de forma ascendente, rasgando o ar de forma vertical.


Body Punch BODY PUNCH (Gancho baixo / conhecido no Brasil como "uki" ou somente como gancho): Golpe circular (em gancho) aplicado com qualquer das mãos, de forma ascendente e lateral em direção das costelas, fígado, rins e baço, Possui grande poder de nocaute.

Obs.: O Body Punch pode ser aplicado com qulquer das mãos na altura do abdômen e costelas. Esse golpe pode ser caracterizado de duas formas distintas, O "Body Hook" que é desferido de forma circular em direção a parte lateral do corpo e o "Body Uppercut" que é desferido de forma ascendente em direção a parte frontal do corpo.


Looping Punch LOOPING PUNCH: Golpe reto aplicado com a mão que está atrás da base, ou seja, soco inverso ao Jab, similar ao direto só que desferido de cima para baixo (leve inclinação) e com giro (corkscrew), o cotovelo pode estar suavemente flexionado. Possui grande poder de nocaute. Pode ser desferido em direção do rosto / face ou abdômen.

Obs.: Esse é o golpe com maior poder de Nocaute entre os golpes, pois é aplicado com toda a força. Inserido pela Seishikaikan no repertório de golpes do cenário nacional.


Overhand Punch OVERHAND PUNCH (Corte abaixo / conhecido no Brasil como swing ou mata cobra): Golpe circular aplicado geralmente com a mão de trás da base em direção à cabeça, pescoço ou clavícula. Utilizado por lutadores de baixa estatura. Soco com grande capacidade de nocaute.

Obs.: O nome Swing vem caindo em desuso e é visto como um soco sem técnica, sua utilização é proibida no Boxe Olímpico, no Brasil é apelidado como "Mata Cobra", más não é descartado por sua grande eficiência e devastador poder.


Spinning Backfist SPINNING BACKFIST (Soco giratório): Golpe giratório aplicado com qualquer das mãos em direção à cabeça, Possui grande poder de nocaute. Esse golpe geralmente é aplicado com as costas da mão.

Obs.: No Kickboxing, como trabalhamos com luvas, aplicamos o golpe com toda a costa da mão usando toda a luva ou com o punho virado para baixo acertando com a lateral da mão. Esse golpe é proibido no Boxe inglês.


TÉCNICAS DE DEFESAS E BLOQUEIOS


           Os bloqueios são as formas terciárias de se defender de um golpe numa luta de boxe, ou seja, caso não haja a possibilidade de evadir do golpe (footwork) ou se esquivar. A defesa deverá ser sempre “ativa” focando o contra golpe, sempre com rápida resposta, nunca de maneira passiva, pontuando constantemente.


Tsukamaeru PARRY (Esgrima) : Defesa utilizada exclusivamente contra os socos / golpes em linha, Jab e Straight (direto). É um dos bloqueios mais trabalhados, principalmente contra o Jab que é um dos golpes mais lançados em combate.

Obs.: Essa é a primeira técnica treinada contra socos em linha, permitindo rápida evacuação e maior visualização de outros golpes desferidos ou combinações posteriores, além de facilitar na aplicação de contra golpes.


Shield SHIELD / COVER UP (Escudo) : É a defesa mais eficiente contra golpes desferidos em direção à parte frontal do rosto, tais como: Jab, Straight, Uppercut e etc., além da eficiência, também é muito segura. Pode ser utilizada contra qualquer golpe direcionado ao rosto, no entanto visa proteger inicialmente a parte frontal do rosto.

Obs.: Essa técnica deve ser treinada incansavelmente, pois é a mais importante e evita muitos nocautes. Também poderá ser usada contra qualque golpe aplicado em direção à parte frontal do rosto.


Head Block ARM / HEAD BLOCK (Bloqueio alto) : Bloqueio para Hook, Overhand e outros golpes desferidos em direção à lateral da cabeça.

Obs.: Essa técnica deverá ser treinada incansavelmente, pois é a mais importante contra golpes circulares e laterais. Sua variante eficaz é o Bloqueio Alto com o Cotovelo.


Body Block ARM / BODY BLOCK (Bloqueio médio) : Bloqueio para Body Punch ou outros golpes desferidos em direção ao corpo.

Obs.: Importante contra ganchos ao corpo, seu variante eficaz é o Bloqueio Médio com o Cotovelo.


TÉCNICAS DE ESQUIVAS (DESVIOS)


           As esquivas são as formas técnicas de se desviar de um golpe. No Kickboxing deverão sempre ser utilizadas de forma “ativa”, ou seja, sempre com objetivo de contra golpear de alguma maneira, sempre de maneira objetiva, se não somente para evitar o combate (passiva). A maneira mais eficaz de não receber um golpe é o “Footwork” onde o atleta retira todo o corpo e não expõe seu rosto a golpes.


Slip SLIP / SIDE SLIP (Esquiva lateral) : É a esquiva conhecida. Utilizada geralmente para sair dos socos em linha (Jab e Direto).

Obs.: Esse é o recurso de desvio mais utilizado no boxe contra os golpes retos.


Sway SWAY (Esquiva para trás / Evasão) : É a mais fácil e mais usada forma de esquiva existente, é o recuo natural para trás, utilizada geralmente para sair dos socos desferidos ao rosto, pode ou não ser acompanhada pelo recuo.

Obs.: Muito utilizado seguido de um counter.


Bob and Weakve BOB AND WEAVE (Esquiva circular / pendulo) : Forma circular de sair de um Hook, utilizada geralmente em curta ou média distância, passando por baixo dos golpes desferidos.

Obs.: Pode ser utilizada projetando o quadril, más não abaixando a cabeça ou lançando-a como ataque.


Duke Duke (Esquiva para baixo) : Consiste em abaixar quando é desferido um soco em direção do rosto. Pode ser utilizado com um contra golpe (Jab ou Straight) ou para empurrar o adversário controlando a distância ou ocasionando uma queda.

Obs.: Nesse movimento sempre deverá haver alguma ação, pois seu rosto fica muito exposto, no ultimo caso o clinch.


MOVIMENTAÇÃO (FOOTWORK) KICKBOXING SEISHINKAIKAN / SHIN KAKUTO JUTSU


           É o conjunto de técnicas conhecido como trabalho de pernas, arte de deslocar-se pelo ringue a fim de escapar dos golpes, marcar a distância, preparar ataques e enganar o adversário. “Um alvo parado é um alvo fácil.”

DESLOCAMENTOS BÁSICOS


BOUNCE (Saltitar na Base) : Consiste em saltitar (movimentar) na Base ou posição de combate a fim de facilitar todos os outros movimentos de deslocamento, inclusive no ataque e defesa. Essa técnica é a essência do footwork e essencial para o aprendizado e execução dos outros movimentos.

Obs.: O Bounce é a harmonia perfeita entre os outros princípios, dá equilíbrio e sustentação para base. Mais exigido e utilizado pelos pesos mais leves, quanto mais pesado for o lutador, menor é usa utilização.


Avanço e Recuo AVANÇO E REUCO (deslocamento linear) : Consiste em movimentar-se em linha, tanto para frente como para trás sendo que o deslocamento é iniciado de acordo com a direção pretendida, ex: Quando feito o avanço, a perna da frente inicia o movimento impulsionado pela perna de trás, quando feito recuo, a perna de trás inicia o movimento impulsionado pela perna da frente.

Obs.: A movimentação é iniciada em posição de combate e após ser concluída a mesma deverá estar mantida, sendo que o pé e de trás da base nunca ultrapasse o da frente no avanço ou vice-versa no recuo.


Deslocamento Lateral DESLOCAMENTO LATERAL : Consiste em movimentar-se em linha, tanto para frente como para trás sendo que o deslocamento é iniciado de acordo com a direção pretendida, ex: Quando feito o avanço, a perna da frente inicia o movimento impulsionado pela perna de trás, quando feito recuo, a perna de trás inicia o movimento impulsionado pela perna da frente.

Obs.: A movimentação é iniciada em posição de combate e após ser concluída a mesma deverá estar mantida, sendo que o pé e de trás da base nunca ultrapasse o da frente no avanço ou vice-versa no recuo.


Pivot PIVOT (Deslocamento circular) : Consiste em movimentar-se circularmente (90º), tanto para esquerda quanto para direita sendo que o giro é iniciado de acordo com a direção pretendida.

Obs.: Quando o movimento é ao contrário da base, a perna de trás inicia o movimento pisando primeiramente para fora da base (alongando a base) e posteriormente fazendo o giro com a perna posterior.


DESLOCAMENTOS AVANÇADOS

           O footwork se divide em básicos e avançados, sendo que ambos são aprendidos pelo aluno desde o inicio, sem distinção, más os avançados só serão usados somente com o passar do tempo, pois exigem melhor noção de ringue e maior nível de habilidade.

SIDE STEP : Consiste em movimentar-se rapidamente de maneira lateral, seria uma forma aprimorada do deslocamento lateral e permite mudarmos de direção a qualquer momento, inclusive de maneira brusca ou repentina. Essa técnica é utilizada para se movimentar por todo o ringue a fim de cercar o adversário ou confundi-lo (relógio).

PENDULUM : Consiste em movimentar-se suavemente para trás, seria uma forma graciosa do recuo, dessa maneira mudamos a direção, pois não é só utilizado verticalmente, más permite fugas em diagonal. Essa técnica é utilizada para mantermos a distância controlando o adversário.

SHUFFLE : Consiste em movimentar-se controladamente para trás (em alguns casos para frente ou no mesmo lugar), deslizando. Essa técnica é utilizada para manter a distância e prepararmos um ataque ou contra ataque.


OUTROS TIPOS DE MOVIMENTOS

STEP (trocar base) : Esta técnica é utilizada por atletas considerados SWICHT, com objetivo de confundir o adversario.




Todos os direitos reservados / Copyright © New.International Seishinkaikan Union - Ring Sports